O
Palácio Topkapı é seguramente o um dos lugares históricos mais importantes a se visitar em Istambul.
Após a conquista de Constantinopla (atual Istambul) pelos turcos em 1453, o Sultão Fatih Mehmet, mandou edificar as estruturas que constituem a essência do Palácio, construído entre os anos de 1475-1478. Nos séculos que se seguiram, todos os sultões Otomanos enriqueceram e aumentaram o palácio com novos complexos. O Palácio foi moradia dos sultões, sua familia e criados, durante 400 anos de reinado, e abrigava cerca 4000 pessoas dentro de suas dependências. O complexo é circundado por muralhas com cerca de 5 km e tem uma area total de 700 mil metros quadadros.
Em 1856, o Sultão Abdul Mecid, decidiu mover a corte para um novo Palácio construído às margens do Estreito do Bósforo, chamado de Dolmabahçe Saray (Palacio de Dolmabarche em português). Sendo este o primeiro Palácio construido em estilo europeu.
Em 1923, o Topkapi foi transformado pelo governo em Museu e atualmente expõem grandes exemplos da arquitetura otomana, manuscritos de caligrafia islâmica, joias, quadros, roupas e acessórios da época. O Palácio também guarda tesouros sagrados para os mulçumanos, tais como a adaga e pêlos da barba do profeta Maomé, além de muitas outras obras e objetos preciosos.
O complexo do Palácio é bem extenso, sendo dividido em quatro áreas e mais o Harém, lugar este especialmente separado para as mulheres (esposas e futuras esposas da familia real). Para visitar o Harém é preciso pagar uma taxa extra, mas vale a pena.
Eu aconselho que você faça a visita acompanhado por um guia, pois fica muito mais interessante não só ver estruturas e objetos bonitos, mas principalmente conhecer a história e se encantar.
Na entrada do Museu você com certeza será abordado por guias...em sua maioria não falam o português. Então você tem outras opções, caso você saiba inglês, contrate um guia em inglês..mas lembre-se de negociar o preço, não caia na primeira oferta, eles cobram dependendo de quantas horas você quer de serviço. Você pode também alugar um áudio-guia, que na verdade é uma gravação da história contada nos pontos que você vai visitar no palácio. Ou você pode pensar em contratar um guia que fale português (que será o mais interessante, mas também pode ser um pouco mais caro e vai exigir de você que faça contato com ele antecipado a sua viagem). Você pode encontrar alguns guias pelo próprio Google.
Eu contratei o guia por uma hora e o guia acabou ficando comigo por mais de 1h e meia, pois realmente é muita coisa para ver, mas ele não me cobrou o tempo extra (eu estava em um grupo de três pessoas, então paguei 50TL a hora, mas o outro casal que nos acompanhou pagou 70TL, lembre-se é importante a negociação hehehe). Eu apenas optei por conhecer a sala dos tesouros e o Harém com ele, e depois fiquei livre para ver as outras exposições que não precisavam de muita explicação.
O Palácio Topkapi está aberto a visita todos os dias, exceto terça-feira. Normalmente de 09:00 as 16:45h durante a baixa estaçao e de 09:00 as 18:45h na alta estação.
A entrada custa 30TL somente Palácio e mais 15TL para os que querem visitar o Harém.
Vale a pena lembrar que os dois museus estão incluidos na lista de lugares que você pode visitar quando compra o Cartão Museu 85TL(Museum Card) que eu comentei sobre a economia em um outro post mais antigo.
No mais, aproveite e em caso de dúvidas pode deixar seu comentário.