sábado, 27 de junho de 2015

Ramadan - O que é?



O que é o Ramadan?
O mês do Ramadan, o nono mês do calendário lunar islâmico é o mais importante, por ser um dos cinco pilares da fé Islâmica e é obrigatório para todos os seus seguidores. Trata-se de um tempo especial em que os muçulmanos se reúnem em oração e é considerado uma oportunidade especial para reviver, renovar e revigorar sua prática de fé. O início do ramadã em cada ano é baseado na combinação das observações da lua. Pelo fato do islamismo usar o calendário lunar (que é onze dias mais curto que o calendário solar adotado na maior parte do mundo ocidental), o período sagrado do ramadã varia de ano para ano, o que significa que o jejum pode ser celebrado em diferentes meses e estações.
De acordo com o Islã, Maomé caminhava pelo deserto, perto de Meca, 610 d.C., onde atualmente localiza-se a Arábia Saudita. Certa noite, uma voz vinda do céu o chamou. Segundo a tradição islâmica, era a voz do anjo Gabriel que disse a Maomé que este havia sido escolhido para receber a palavra de Alá. Nos anos posteriores, foi também através do anjo que a revelação de Alá foi transmitida a Maomé, que começou a pregar os versos que seriam transcritos e comporiam o livro sagrado islâmico.

O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de orientação e de discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio desse mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Allah vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Allah por ter-vos orientado, a fim de que Lhe agradeçais.(2:183-185)

 

A quem se aplica?
O jejum é obrigatório a todos os muçulmanos que chegam à puberdade. A primeira vez em que um jovem é autorizado a jejuar pelos pais constitui um momento importante na sua vida e uma marca simbólica de entrada na vida adulta. Se a pessoa, comer, beber, ou tiver relação sexual durante este período, o jejum será completamente anulado. Neste caso quebrar inadequadamente o jejum faz-se obrigatório a pessoa jejuar durante 60 dias seguidos ou alimentar 60 pobres como forma de compensação.
Há várias justificativas válidas para não jejuar como enfermidade, gravidez, lactante, menstruação, estar em viagem ou ser idoso. Os dias de jejum perdidos terão de ser compensados por um número igual de dias, a qualquer momento antes do próximo ramadã.

 

Pratica e Celebrações
O jejum é feito todos os 30 dias do mês, entre o nascer e o pôr do sol (aqui tem acontecido entre 5:30h e 20:40h). O dia começa com o suhoor, uma refeição feita ainda de madrugada, para ajudar a pessoa a aguentar um dia inteiro sem alimentação. Uma curiosidade é que antigamente como não havia despertador, uma pessoa era responsável por “acordar” a comunidade para se alimentar antes do sol nascer... esta prática se mantem até hoje e nós temos acordado durante as madrugadas ao som de tambor e “cânticos” nos avisando que é a hora do suhoor. Eita sonoooo....
 
O dia termina com o iftar, a refeição que quebra o jejum do dia. A tradição pede que o Iftar aconteça em comunidade, reunindo familiares, vizinhos e amigos com o objetivo de fortalecer os laços com a família e com a sociedade. Uma outra grande característica é distribuir refeições aos necessitados, por ser o mês da generosidade e da benção. O usual é quebrar o jejum com tâmaras e água antes de se deliciar com os melhores pratos feitos, especialmente, durante este mês.
 
Há duas grandes celebrações importante durante o período. Na noite do 26º para o 27º dia do Ramadã, celebra-se o laylat al-kadr (noite do decreto ou noite dos sonhos), pois acredita-se que foi nessa noite que Alá começou a falar com Maomé. Alguns oram durante toda a noite e ao fazer acreditam-se que seus pecados do ano todo serão perdoados. No fim do Ramadan ocorre o eid ul-fitr, um banquete seguido de três dias de comemoração, quando é proibido jejuar. Muitos muçulmanos vestem suas melhores roupas e decoram suas casas com luzes e outros enfeites. Dívidas antigas são perdoadas e dinheiro é dado aos pobres. Preparam-se alimentos especiais e convidam-se amigos ou parentes para partilhar a festa. As crianças recebem presentes e há troca de cartões, algo semelhante ao Natal comemorado nos países ocidentais.
 
 
Pessoal, reunimos um pouco de informações de vários sites e algumas de nossas experiências. Fiquem a vontade para comentar e visitar os sites abaixo para maiores informações.
Fonte de pesquisa:
 
algumas fotos foram retiradas do Google imagens.
 
 

 

 
 

terça-feira, 23 de junho de 2015

Principais da Cappadocia

Como já escrevi o passeio de balão e a visita ao Museu a céu aberto foram para mim o ponto alto da Capadócia, mas com certeza a muito mais para conhecer, descobrir e se divertir por lá.
As agências de turismo normalmente oferecem 3 tipos de tours, que são conhecidos por cores:  Red Tour, Green Tour e Blue Tour.


Há um monte de agências....fora essa da foto (que peguei na internet...sem querer fazer propaganda rsrs). Você pode até perguntar a programação do passeio, mas normalmente é o mesmo em todas. Na verdade o preço vai variar em relação a língua do guia (português, espanhol, inglês...) que você vai escolher. É claro que português será mais caro... mas se você tem um bom inglês com certeza vai economizar bastante nos passeios. Nós fizemos em inglês e pagamos para cada tour 50 euros. A agência pode te dar descontos se você fizer mais de um passeio com eles, ou outras atividades tipo: banho turco, assistir ao show noturno....

O que esta incluso no passeio: Transporte com ar condicionado, almoço (exceto bebidas), entrada nos museus por onde vão passar e serviço de guia.

Red Tour:  Castelo de Uçhisar, Museu a Ceu aberto de Göreme, Vilas de Çavuşin, Avanos e workshop de ceramica, Chaminé das 3 Fadas em Paşabağı, Vale da Imaginaçao em Devrent e Vale de Ürgüp.


Castelo Uçhisar


Green Tour: Göreme Panorama, Cidade Subterrana de Derinkuyu,  Canion de Ihlara e caminhada pelo canion, Vila deBelisirma, Monasterio de Selime e Vale dos Pombos.
Canion de Ihlara
 
Blue Tour: Mustafapaşa uma antiga vila grega, Keslik vila de agricultores, Vila de Soğanli, visita a antigas igrejas na região; Taşkınpaşa, visita a mosques e escola islâmica. 
 
 
 
Não fizemos o Blue Tour com agência pois preferirmos andar pela região por nossa conta. Encontramos outros brasileiros também a passeio na Capadócia e também falaram que preferiram alugar um carro e percorrer a região sem o grupo de tour, pois infelizmente você fica "preso" a programação do tour e o tempo que você passa em cada lugar deste é determinado pelo guia, que precisa dar continuidade ao passeio.
Fica por sua opção.... também dependo da sua disponibilidade de tempo... contratar o tour já definido ou fazer sua própria programação e descobrir ainda mais história e encantos desta terra linda!!!
 




domingo, 14 de junho de 2015

Balões na Capadócia - Cappadocia Balloons

 



Não temos como pensar na Capadócia e não lembrar dos Balões!!! Creio é a primeira coisa que vem a nossa cabeça ....mas o fato é se você realmente quiser curtir esta aventura você precisa desembolsar no mínimo 150€ e estar disposto a madrugar hehehe isso mesmo os voos começam as 5 ou 5.30 da manhã dependo da estação do ano e você terá que acordar ainda mais cedo para chegar até a área de "embarque" hehehe.  



O passeio de balão é de fato a principal atração turística mesmo para os que apreciam os museus e toda a impressão geológica da Capadócia. Sendo assim há muitas empresas que trabalham com este serviço. Elas oferecem praticamente as mesmas coisas...transfer do seu hotel + um pequeno café da manhã no local e no retorno um brinde com champanhe. O preço (150 a 250€ por pessoa) pode variar um pouco dependendo da duração do voo (45 min a 2h) e/ou se você estiver contratando outros passeios na mesma agência. Crianças entre 6 a 12 anos pagam metade.

 
 

Nós podemos recomendar, a Istanbul Balloons, a Royal Balloons e a Kapadokya Ballons. Como dissemos o serviço é praticamente o mesmo...vale a pena negociar o preço se estiver planejando fazer outros passeios com a mesma agência. Lembre-se também que o passeio de balão vai depender das condições climáticas...o balão precisa de condições estáveis para se locomover, sendo assim eles não levantam voo até que chequem antes a previsão do tempo. Então fica esta dica para você que quer visitar a Capadócia e deseja muitoooo fazer o passeio de balão rsrsrs... escolham a data baseados na previsão climática e se possível fique ao menos duas noites na Capadócia (há muitas outras aventuras a viver rsrs) pois se no primeiro dia algo não der certo, você ainda terá a oportunidade de fazer o passeio no próximo dia.
Valeu a pena acordar cedo todos os dias, senão para embarcar, apenas para vê-los dançando no ar. Uma linda sintonia de cores e movimentos que te inspira para o restante do dia...



segunda-feira, 8 de junho de 2015

Open Air Museum - Museu ao ar livre de Göreme

 
Na Capadócia, a atração mais famosa é o Museu ao ar livre de Göreme, um complexo de igrejas e cavernas medievais pintadas e esculpidas por monges. Ao final do século 2 a Capadócia contava com um grande número de cristãos. No século 3 os sacerdotes utilizaram toda sua influência para transformar a região em um dos centros do cristianismo. No século 4, três grandes ‘santos’ originários da Capadócia, São Basílio, seu irmão Gregório de Niza e São Gregório de Nazianzeno, implusionaram as idéias e estruturas do Cristianismo. São Basilio foi instrumental no desenvolvimento do monasticismo cristão, do qual essas cavernas e igrejas, são um produto. O complexo monástico em Göreme foi esculpido e decorado entre os anos 900 e 1200. Há mais de 10 igrejas e acomodações entre quartos, cozinhas, refeitórios e uma escola religiosa nas cavernas no Museu ao ar livre de Göreme, eles formam um grande complexo monástico esculpido em rocha e faz parte da paisagem de conto de fadas da Capadócia.



Nosso guia nos advertiu que não poderia entrar conosco em cada espaço para nos dar explicações lá dentro pois nosso grupo era grande (12 pessoas) então nós nos reunimos no jardim ele nos contou um pouco da história do local e recomendou que fizéssemos a visita ao Museu em forma de círculo que começa em uma pequena capela chamada de Capela de Santa Barbara ou atrás dela a Igreja Elmalı, e depois é só você seguir as placas que vai lhe direcionando as demais igrejas e espaços do monastério, tais como a Igreja de Yılanlı, a cozinha, depósito e refeitório, Igreja Escura, a Capela de Santa Catarina, a Igreja da Sandália (Çarıklı) e terminando no convento Rahibeler. Na maioria das igrejas não é permitido tirar fotos para não estragar as pinturas já deterioradas pelo tempo. Mas há muitos espaços ainda bem conservados que você pode tirar fotos e faz você voltar ao tempo e imaginar como era o dia a dia destes monges e a vida de adoração em comunidade.
 
 


 

A mais popular e conservada igreja do monastério é a Igreja Escura (Karanlık Kilise em turco), é assim chamada porque tem pouca entrada de luz, foi usada como um pombal até 1950. Levou 14 anos para raspar as fezes de pombos das paredes, e por baixo foram maravilhosamente preservados afrescos do século 11. Recentemente restaurada, as pinturas de cenas do novo testamento, tais como o batismo de Jesus, a ressureição de Lazaro, a última ceia, a traição e a ascensão de Jesus são consideradas os afrescos mais bem preservados na Capadócia. Infelizmente para visitar você precisará pagar uma taxa extra de 10TL, mas vale a pena se você é amante da história.
 
Imagens retiradas do Guia - Capadócia (Portugues Brasileiro)

Os blocos de pedra que se encontram a esquerda da entrada do Museu, pertencem ao Rahibeler Manastırı é um notável convento esculpido na pedra com seis andares de túneis, corredores, escadas e câmaras. Podia abrigar até 300 freiras de uma vez. O salão de jantar, cozinha e alguns quartos no primeiro andar, juntamente com a capela arruinada no segundo andar, costumavam ser abertos ao público, até recentemente, mas agora o complexo só pode ser admirado do lado de fora.
 
A segunda igreja mais conservada e que você pode visitar sem ter que pagar nenhum extra é a Igreja Fivela ou Tokalı em turco, se localiza do lado de fora e contrário do Museu, você pode visitar apresentando o mesmo bilhete. É composto de 4 câmaras. Foi decorado em diferentes períodos, a cor predominante é o vermelho na antiga igreja e o azul na nova igreja. Os afrescos dão um relato abrangente da vida de Cristo, através do batismo, milagres e terminando com a paixão, ressurreição e ascensão.
Imagens retiradas do Guia - Capadócia (Portugues Brasileiro)

 
O Museu está aberto diariamente das 8h às 17h no inverno, e de 8h às 19h no verão, a entrada custa 20TL, sendo a entrada para a Igreja Escura, um extra de 10 TL. Mas há uma grande vantagem se você estiver fazendo os passeios por conta própria, você pode adquirir na entrada o Capadocia Cartão Museu (Museum Pass), por 45TL e terá direito a entrar no Museu, na Igreja Escura e ainda nas cidades subterrâneas de Derinkuyu, Kaymaklı e Özkonak, no Vale-Cânion de Ihlara e no Museu a céu aberto de Zelve, sendo estes os principais museus da Capadócia, isso por um período de 3 dias.
 
 
 
 

Não achei necessário a presença de um guia, mas há a opção de áudio tours em inglês, espanhol e outras línguas...infelizmente em português ainda não rsrsrs. Vale a pena dizer que o Museu ao ar livre de Goreme está incluso no Red Tour da Capadocia. Este tour é vendido pelas principais agencias que trabalham na Capadócia, e inclui além do Museu a visita a outras atrações, almoço, serviço de guia e translado em minivan, tem a duração de um dia e o preço cobrado em euros pode variar entre 45 a 60euros.
 
Para mais informações entre em contato conosco ou deixe seu comentário sobre este Museu tão curioso.