sábado, 7 de fevereiro de 2015

Mesquita Azul - Sultanahmet Camii





Mesquita Azul ou Sultanahmet Camii em turco, foi construída a pedido do Sultão Ahmet em 1617, e é a única mesquita com 6 minaretes. Segundo a lenda, o sultão ao pedir ao arquiteto para construir um minarete de ouro, o arquiteto entendeu seis (isso porque o som das duas palavras -ouro e seis- em turco é quase idêntico) e por esta razão ao invés de construir um minarete de ouro, foram construídos seis minaretes. Entretanto o que impressiona os visitantes e leva o nome pelo qual é conhecida é a cor da mesquita - Azul, visto que o seu interior é coberto por mais de 21 mil azulejos com a cor predominante azul, trazidos especialmente de Iznik, antiga Nicea (palco de dois concílios da igreja cristã).
A Mesquita Azul é aberta a visita todos os dias, exceto sexta-feira. Mas vale a pena esta atento aos horários 08:30 as 11:30h, 13:00 as 15:00h e 16:00 as 17:00h. A porta principal é utilizada pelos fiéis, os turistas devem utilizar a porta lateral e tem entrada gratuita,  se você não estiver devidamente preparado para as restrições de vestimenta, lenços são providenciados na entrada para cobrir suas pernas e-ou cabeça (no caso das mulheres).

 
Se você tem interesse de compreender melhor sobre as crenças do Islam e nunca teve a oportunidade de ouvir e ate mesmo perguntar, há um local que faz parte do complexo da Mesquita Azul, na saída que leva a Aya Sophia olhando para direita que se chama Sultanahmet Mosque Information Center, duas vezes por dia 12:30h e 15:20h há uma palestra em Inglês. Vale a pena ouvir e conhecer melhor um pouco sobre a religião islâmica e perguntar suas dúvidas. Você pode também só entrar em outros horários e pegar alguns panfletos sobre a Mesquita, as crenças e algumas outras curiosidades. A maioria esta em inglês mas, é possível encontrar em espanhol, ainda não vi em português rsrsrs.




Se encante com a suntuosidade e beleza do estilo otomano e compartilhe sua experiência deixando seus comentários ou perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário