Outras cidades

Hierápolis e Pamukkale


Hierapolis, cujo nome significa "cidade sagrada", é conhecida na lenda Helênica por ter sido fundada pelo deus Apolo, famoso por suas fontes termais sagradas. A cidade também teve uma importante comunidade judaica e foi mencionada por Paulo na Carta aos Colossenses.

Fora da lenda a cidade teria sido fundada por Eumenes II, rei de Pérgamo (197-159 aC), Hierapolis juntamente com Colossos e Laodicéia, transformou-se parte da área de três cidade do vale do rio Lico. Hierapolis fica localizado em frente ao rio das outras duas cidades e era famosa pelos seus têxteis, especialmente lã. 


 

Hoje, Hierapolis é um dos destinos turísticos mais populares na Turquia e juntamente com Pamukkale foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988. Além de ruínas clássicas interessantes, a cidade – Museu, oferece uma piscina termal sagrada, chamada Piscina de Cleopatra, em que você pode nadar com artefatos antigos, tem vista espetacular para terraços brancos de Pamukkale, onde também poderá caminhar e tomar banho, além de um Museu fechado com muitos artefatos das civilizações antigas que ali residiram.
Nós iniciamos nossa caminhada pela entrada Sul do Museu-cidade, começamos pelo cemitério da cidade. E por ser muito extenso o Museu-cidade, oferece o serviço de transporte (2TL) até a parte mais central da cidade, onde estão localizados o Museu arqueológico, a piscina de Cleópatra, o antigo teatro e também a parte superior da colina de Pamukkale. Você também pode escolher entrar pelo lado Norte e iniciar sua visita a partir da parte inferior colina de Pamukkale, vai depender de você ou grupo em que estiver. Nós não optamos pela Van e fomos mesmo andando e explorando cada ruína e sua história.


Necrópole ou melhor, cemitério, é o maior da Anatólia. Ele contém mais de 1.200 túmulos de vários tipos, incluindo sarcófagos e túmulos em forma de casa a partir era Helenista, Romana e períodos cristãos. Alguns têm inscrições judaicas.

 

Subindo a rua da cidade você encontrará o Portal de Domiciano, construído em torno de 83 D.C para servir como a entrada norte da cidade, o portão tem três arcos e duas torres. Este foi o coração da cidade durante a época romana, contendo lojas e edifícios públicos sob passarelas cobertas.


No lado sudoeste do Agora há uma porta bizantina, parte da parede que protegia a cidade dos invasores. Entre o porta bizantina e área de estacionamento, perto do museu, estão os restos de uma Basílica cristã do século 5 ou 6.

O teatro de Hierapolis está bem preservado, especialmente os edifícios estágio, que foram decorados com relevos. Construída por volta de 200 a.C, o teatro tinha capacidade para 20.000 espectadores e reservava assentos para os espectadores ilustres na primeira fila.

 
A piscina termal , também conhecida por Piscina de Cleopatra, é aquecida por nascentes de água quente e cheia de fragmentos de colunas de mármore antigas. Vale a pena mencionar que se você quiser entrar na piscina e viver a mesma experiência de Cleopatra (risos) você precisará pagar uma taxa extra de 32TL! Nada mal para uma rainha hehehe.


 

No Museu de arqueologia  são apresentados de forma atrativa vários artefados encontrados no local e possuem placas em turco e Inglês. As coleções incluem moedas, jóias, sarcófagos e fragmentos arquitetônicos, entre outros itens; os destaques são as estátuas e relevos. Há também uma pequena taxa de entrada de 5TL.

 
As fontes termais em Hierapolis eram conhecidas por ter propriedades curativas, e as pessoas vinham de todos lugares para visitar a cidade e se banhar nas ricas águas minerais, a fim de curar várias doenças.
Pamukkale ("castelo de algodão", em turco) é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata pela colina. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derramamento de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino.

 Você ficará surpreso em saber que não somente Pamukkale, mas também Karayaıt, cidadezinha muito próxima também possui fonte termal, entretanto as águas são ricas em ferro e por isso a cor da colina ao redor é mais avermelhada e por não ser muito divulgado e não ser dentro do complexo de Hierápolis, muitos “turistas” como nós perdem a oportunidade de visitar e também desfrutar das propriedades medicinais destas fontes termais... mas agora que você sabe, por favor não vai perder, ainda mais porque não vai ter aquele mundo de gente desputando um espaço com você como em Pamukkale hehehe.
 
O Museu de Hierápolis está aberto dos os dias, das 8h às 21h, a entrada são 25TL e está incluso na lista de museus se você tiver adquirido Cartão Museu Turquia.
As fontes termais de Karayaıt são gratuitas e a menos de 10 min de carro de Pamukkale.
Espero que você aprenda muito com a rica história destes lugares e como nós descubra muitas outras coisas, lugares e pessoas que os encante por este país.




Izmir ou Esmirna



Izmir, ou Esmirna em português, tem cerca de três milhões de habitantes. Segundo pesquisas a cidade é uma das mais antigas desta região, com cerca de 5000 anos. Depois do ano 1500 a. C., ficou sob influência hitita; no Séc. IV a. C., Alexandre, o Grande, a conquistou e mandou construir Kadifekale, uma fortaleza que ainda hoje existe. Izmir, começou a ter importância sob o domínio do império romano, bizantino e, finalmente, do império otomano.

A cidade é, atualmente, a terceira mais populosa da Turquia e também muito famosa pela sua herança histórica, proximidade com Éfeso e maravilhosos balneários do Egeu. Não faltam motivos para você se interessar e visitar Izmir...


Mas como chegar a Izmir?
A opção mais simples e cara rsrs é de avião. Você pode fazer a pesquisa pela internet e encontrará voos pela Turkish Airlines, Pegasus, Onur, entre outras. O aeroporto Adnan Menderes não é muito longe do centro da cidade e você tem a opção de pegar um metro ate Alsancak ou Konak que é o centro. Tem também o ônibus Havaş e taxi próximo ao desembarque.
Link para procura voos

O ônibus é a segunda opção mais cômoda, porém mais demorada visto que são 10h de viagem partindo de Istambul, mesmo sendo uma viagem longa eu recomendo. Os ônibus "interestaduais" na Turquia são 10 rsrs. A maioria não tem banheiro, mas por outro lado eles tem serviço de "bordo" como nos aviões, servem bebida e lanche ao longo da viagem, tem televisão e acesso a internet e faz as paradas de tempos em tempos para ir ao banheiro ou extra alimentação, para os mais famintos rsrs. A rodoviária é mais distante e não tem acesso a metro, mas tem ônibus de linha para todos os locais, minibus que eles chamam de Dolmuş (dolmux - pronuncia em português) e também taxi.
A viagem é agradável e você acaba conhecendo um pouco do país. Você consegue comprar a passagem em muitas das companhias de ônibus espalhadas por Istambul, ou indo direto para rodoviária, aqui se chama Otogar (você pode chegar la de metro, onibus ou taxi)  e compra a passagem para o próximo ônibus. Há muitas companhias que fazem este trecho, entre elas Koç Kamil, Metro, Pamukkale, entre outras.

Pesquisamos e há algumas rotas alternativas para aqueles que são aventureiros. Para isso você teria que pegar um barco em Istanbul até Bandırma e de lá um trem até Izmir. O valor chega próximo ao valor do ônibus, entre 70TL a 90TL. Mas eu só indico para os que sabem bem ingles e estejam com um bom manual em turco kkkk. Pois entre o barco e o trem, as maldiações podem te atrapalhar rsrsrs e os horários são um pouco restritos.
Segue o link em inglês para quem deseja arriscar Istanbul to Izmir



Se surpreende quem chega em Izmir depois de ter visitado Istambul. A cidade embora um pouco menor que Istambul em população, é mais ocidentalizada e quase não se percebe estar em um país de maioria mulçumana. Primeiro pelas roupas e presença de mulheres no comércio e outra pela facilidade de ver pessoas bebendo cerveja nos bares e restaurantes.

Os principais pontos a se visitar em Izmir estão localizados perto ao centro Konak. De arquitetura otomana os mais representativos são a Torre do Relógio, de 1901 a Mesquita de Konak (conhecida por Yalı Camii), ambas na mesma praça.
 

 
Seguindo um pouco adiante você pode entrar no Bazar Kemeralti, parecido com o Grande bazar em Istambul, mas em proporções menores é claro.
 



Ainda por perto você poderá visitar o Agora, centro comercial antigo, localizado no bairro de Namazgah, que foi reconstruído por Marco Aurélio após um incêndio.  Dentro do Agora, que é um museu, você também poderá visitar uma antiga basílica "subterrânea". Lembrando aqueles que conhecem a história da igreja cristã, que Esmirna foi uma das 7 igrejas citadas em Apocalipse.

 


 
Kadifekale (Castelo de Veludo) mais acima no monte Pagos, foram descobertas muralhas construídas por ordem de Alexandre, o Grande, e um castelo do qual pode ver-se uma panorâmica da bahia de Izmir.


O Museu Arqueológico de Izmir reúne uma colecção excelente de antiguidades. Outros museus de interesse são o Etnográfico, com uma colecção estupenda de tapetes e trajes típicos.
 

 
Vale a pena lembrar que se você tem interesse em visitar museus na Turquia, há um Cartão Museu disponível na entrada de cada museu e dependendo da região que você quer visitar vale mais a pena pagar e ter acesso a este e outros ao redor da sua rota de viagem. Sugiro mesmo é o Museum Card Turkey, pois lhe dá acesso a maioria dos museus (não estou dizendo todos) em toda a Turquia por um período de 15 dias pelo valor de 105TL, é uma verdadeira economia, visto que a maioria dos museus você deve pagar entre 10TL a 35TL cada.


 
Para passear, o mais conveniente é fazê-lo pelo parque Kulturpark com formosos jardins, vários restaurantes e também pelos calçadões a beira mar, inclusive um deles muito parecido com o nossa na praia de Copacabana hehehe no bairro de Bostanlı.

 
 Com certeza você poderá descobrir muitos outros encantos ao desembarcar em Izmir, mas vale a pena lembrar que é a partir de Izmir que você tem acesso a cidade de Éfeso e muitas praias de águas cristalinas, tais como Çesme!!! Então venha e aproveite!!!
Deixe seu comentário ou mais informações entre em contato conosco. 

 Éfeso


Erra quem pensa que a Istambul e Capadócia são as principais cidades no quesito história e monumentos... Você vai ficar de queixo caído e cheio de vontade de conhecer: Éfeso... e mais algumas cidades que postarei depois hehehe!!!

 
Mesmo sem conhecer a fundo a história de Éfeso, percorrer suas ruínas nos transporta numa viagem no tempo. Como está localizada numa região sujeita a terremotos, a cidade foi reconstruída quatro vezes em diferentes períodos e, por isso, é uma mescla de estilos arquitetônicos.

 
 
 
Localizada na atual cidade de Selçuk, o sitio arqueológico da antiga Éfeso, te impressiona em sua grandeza. O caminho é recheado de impressionantes monumentos e estátuas o que nos dá uma ideia de como era o esplendor da ci­­dade, que um dia abrigou o Templo de Artêmis ou Diana, construído por volta de 550 a.C., é considerado uma das sete maravilhas da Antiguidade. Infelizmente não há muito de sua estrutura em bom estado, pois templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. por uma multidão liderada por João Crisostomo. []O imperador Constantino reconstruiu boa parte da cidade e ergueu novos banhos públicos, porém a cidade foi novamente destruída parcialmente por um terremoto, em 614.
Em Éfeso existia um dos maiores teatros do mundo, com capacidade para 25 milhares de espectadores de uma população total estimada em cerca de 400 mil a 500 mil habitantes. Era a quinta mais populosa cidade do império.



Sua riqueza, contudo, não era apenas material. Nela se destacavam iniciativas culturais como escolas filosóficas; escola de magos e muitas manifestações religiosas, sendo a mais significativa em torno de Artemis, também conhecida como Diana, a deusa da fertilidade.

 
Outras descobertas incluem uma bela casa de banho, de mármore, com muitos quartos, a magnífica Biblioteca de Celso e um templo dedicado à adoração ao imperador. Ali havia uma estátua de Domiciano, o imperador que exilou o Apostolo João na ilha de Patmos e perseguiu os cristãos. Como é comum em praticamente todas as cidades ao redor do Mediterrâneo, Éfeso acumulava em sua tradição traços religiosos orientais, egípicios, gregos, romanos e judaicos.

 

Nos tempos apostólicos, Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o cristianismo mais se difundiu. São Paulo de Tarso e São João pregaram na cidade. A igreja que havia em Éfeso no fim do século I d.C. foi uma das sete igrejas mencionadas no Apocalipse, juntamente com Esmirna, Pergamo, Sardes, Tiatira, Filadelfia e Laodicea. Em Éfeso também se localiza as ruínas da Basília de São João. E a suposta última morada de Maria, mãe de Jesus.
 

As ruinas de Éfeso são um importante ponto turistico a ser visitado. O mais simples para você chegar é a partir da cidade de Izmir, antiga Esmirna,  a terceira maior cidade do país. O trajeto pode ser feito de ônibus entre as cidades com duração de 1h de viagem. Você pode contratar o passeio em alguma agência de turismo com preços em torno de 45 euros por pessoa. Nós alugamos um carro em Izmir, por 80 TL a diária e resolvemos fazer o roteiro por nossa  conta.
A entrada nas ruínas são 35TL e dentro do complexo ainda há um espaço das antigas casas que paga-se um extra de 15TL para visitar. Há a opção de comprar um Cartão Museu, que vale em toda região do Egeu e outras regiões, dependendo do roteiro que pretende fazer. Os preços variam de 75TL a 115 TL com duração de 7 a 15 dias.
Mas antes de iniciar o passeio, não esqueça de colocar um calçado e roupas bem confortáveis , pois há muito o que conhecer. Além disso, se a visita ocorrer no verão, leve protetor solar e boné e bastante água, já que o sol é bem forte. Há duas entradas para o complexo, mas dentro você não encontrará muitas opções para comprar bebidas ou comidas.
Espero que você se surpreenda nesta grande aventura pelo tempo!!!!

Iznik - Nicea
Passeie pelo tempo, história e beleza da atual Iznik. Antiga região da Bitínia,  também conhecida como Nicea, Iznik é atualmente reconhecida pela sua arte e pintura em cerâmicas. A partir do século 15 a cidade se tornou o principal centro de produção de cerâmica e ganhou fama após ter seus exemplares fixados em importantes obras da arquitetura otomana, tais como a Mesquita Azul e o Palacio Topkapi ,em Istanbul. Entre outras mesquitas e palácios espalhados pela Turquia.

 

Nicea para quem conhece a história da igreja foi palco do 1° Conselho Ecumênico, na presença do Imperador Constantino e anos depois também recebeu o 7° Conselho, onde na ocasião foi votado e decido que a igreja poderia usar de pinturas e imagens para representar as histórias e personagens bíblicos.  Conheça mais no link ... TurkeyHome

Iznik serviu de grande centro comercial para os Impérios Seljuca e Bizantino e em 1331 foi conquistado pelo Imperio Otomano e passou a ser rota também das artes e cultura.  Esta herança toda faz desta pequena cidade um lugar especial e curioso que permanece cercada por muros da época romana e a cada dia encontram mais material arqueológico, tais como sarcófagos, colunas, estátuas e muitos materiais de cozinha e uso pessoal, que estão disponíveis para sua apreciação no Museu Nilufer.
 
A mais recente descoberta são as ruinas de uma antiga Basílica dentro do lago de Iznik. A descoberta se deu após um helicóptero sobrevoar a região que estava passando por um longo período sem chuvas, então com o nível baixo de água no lago permitiu visualizar no fundo as ruinas da Basilica que acredita-se ter sido o palco do 1° Conselho de Nicea.
 

Nós recomendamos a visita a esta pequena mas, grande cidade. A apenas 2h30min de Istanbul o acesso é feito de barca a partir de Yeni Kapi ou Pendik, depois você segue jornada com um minibus. Se você tiver em grupo pode contratar o serviço de alguma agencia ou alugar um carro. Passe a noite em qualquer hotel por lá e no outro dia pode continuar jornada ...pois além da história a natureza também vai fazer seu passeio valer a pena.


E para desfrutar disso tudo você não vai pagar nada. Isso mesmo, museu, mesquitas, muros e tiatro romano, lago e piscina natural tudo grátis... só esperando você!
 
Querendo mais informações deixe seu comentário, ou entre em contato conosco por email. Curta e compartilhe!!!
 
Como já escrevi o passeio de balão e a visita ao Museu a céu aberto foram para mim o ponto alto da Capadócia, mas com certeza a muito mais para conhecer, descobrir e se divertir por lá.
As agências de turismo normalmente oferecem 3 tipos de tours, que são conhecidos por cores:  Red Tour, Green Tour e Blue Tour.


Há um monte de agências....fora essa da foto (que peguei na internet...sem querer fazer propaganda rsrs). Você pode até perguntar a programação do passeio, mas normalmente é o mesmo em todas. Na verdade o preço vai variar em relação a língua do guia (português, espanhol, inglês...) que você vai escolher. É claro que português será mais caro... mas se você tem um bom inglês com certeza vai economizar bastante nos passeios. Nós fizemos em inglês e pagamos para cada tour 50 euros. A agência pode te dar descontos se você fizer mais de um passeio com eles, ou outras atividades tipo: banho turco, assistir ao show noturno....

O que esta incluso no passeio: Transporte com ar condicionado, almoço (exceto bebidas), entrada nos museus por onde vão passar e serviço de guia.

Red Tour:  Castelo de Uçhisar, Museu a Ceu aberto de Göreme, Vilas de Çavuşin, Avanos e workshop de ceramica, Chaminé das 3 Fadas em Paşabağı, Vale da Imaginaçao em Devrent e Vale de Ürgüp.


Castelo Uçhisar


Green Tour: Göreme Panorama, Cidade Subterrana de Derinkuyu,  Canion de Ihlara e caminhada pelo canion, Vila deBelisirma, Monasterio de Selime e Vale dos Pombos.
Canion de Ihlara
 
Blue Tour: Mustafapaşa uma antiga vila grega, Keslik vila de agricultores, Vila de Soğanli, visita a antigas igrejas na região; Taşkınpaşa, visita a mosques e escola islâmica. 
 
 
 
Não fizemos o Blue Tour com agência pois preferirmos andar pela região por nossa conta. Encontramos outros brasileiros também a passeio na Capadócia e também falaram que preferiram alugar um carro e percorrer a região sem o grupo de tour, pois infelizmente você fica "preso" a programação do tour e o tempo que você passa em cada lugar deste é determinado pelo guia, que precisa dar continuidade ao passeio.
Fica por sua opção.... também dependo da sua disponibilidade de tempo... contratar o tour já definido ou fazer sua própria programação e descobrir ainda mais história e encantos desta terra linda!!!
Balões na Capadócia - Cappadocia Balloons
 



Não temos como pensar na Capadócia e não lembrar dos Balões!!! Creio é a primeira coisa que vem a nossa cabeça ....mas o fato é se você realmente quiser curtir esta aventura você precisa desembolsar no mínimo 150€ e estar disposto a madrugar hehehe isso mesmo os voos começam as 5 ou 5.30 da manhã dependo da estação do ano e você terá que acordar ainda mais cedo para chegar até a área de "embarque" hehehe.  



O passeio de balão é de fato a principal atração turística mesmo para os que apreciam os museus e toda a impressão geológica da Capadócia. Sendo assim há muitas empresas que trabalham com este serviço. Elas oferecem praticamente as mesmas coisas...transfer do seu hotel + um pequeno café da manhã no local e no retorno um brinde com champanhe. O preço (150 a 250€ por pessoa) pode variar um pouco dependendo da duração do voo (45 min a 2h) e/ou se você estiver contratando outros passeios na mesma agência. Crianças entre 6 a 12 anos pagam metade.

 
 

Nós podemos recomendar, a Istanbul Balloons, a Royal Balloons e a Kapadokya Ballons. Como dissemos o serviço é praticamente o mesmo...vale a pena negociar o preço se estiver planejando fazer outros passeios com a mesma agência. Lembre-se também que o passeio de balão vai depender das condições climáticas...o balão precisa de condições estáveis para se locomover, sendo assim eles não levantam voo até que chequem antes a previsão do tempo. Então fica esta dica para você que quer visitar a Capadócia e deseja muitoooo fazer o passeio de balão rsrsrs... escolham a data baseados na previsão climática e se possível fique ao menos duas noites na Capadócia (há muitas outras aventuras a viver rsrs) pois se no primeiro dia algo não der certo, você ainda terá a oportunidade de fazer o passeio no próximo dia.
Valeu a pena acordar cedo todos os dias, senão para embarcar, apenas para vê-los dançando no ar. Uma linda sintonia de cores e movimentos que te inspira para o restante do dia...




Open Air Museum - Museu ao ar livre de Göreme
 
Na Capadócia, a atração mais famosa é o Museu ao ar livre de Göreme, um complexo de igrejas e cavernas medievais pintadas e esculpidas por monges. Ao final do século 2 a Capadócia contava com um grande número de cristãos. No século 3 os sacerdotes utilizaram toda sua influência para transformar a região em um dos centros do cristianismo. No século 4, três grandes ‘santos’ originários da Capadócia, São Basílio, seu irmão Gregório de Niza e São Gregório de Nazianzeno, implusionaram as idéias e estruturas do Cristianismo. São Basilio foi instrumental no desenvolvimento do monasticismo cristão, do qual essas cavernas e igrejas, são um produto. O complexo monástico em Göreme foi esculpido e decorado entre os anos 900 e 1200. Há mais de 10 igrejas e acomodações entre quartos, cozinhas, refeitórios e uma escola religiosa nas cavernas no Museu ao ar livre de Göreme, eles formam um grande complexo monástico esculpido em rocha e faz parte da paisagem de conto de fadas da Capadócia.



Nosso guia nos advertiu que não poderia entrar conosco em cada espaço para nos dar explicações lá dentro pois nosso grupo era grande (12 pessoas) então nós nos reunimos no jardim ele nos contou um pouco da história do local e recomendou que fizéssemos a visita ao Museu em forma de círculo que começa em uma pequena capela chamada de Capela de Santa Barbara ou atrás dela a Igreja Elmalı, e depois é só você seguir as placas que vai lhe direcionando as demais igrejas e espaços do monastério, tais como a Igreja de Yılanlı, a cozinha, depósito e refeitório, Igreja Escura, a Capela de Santa Catarina, a Igreja da Sandália (Çarıklı) e terminando no convento Rahibeler. Na maioria das igrejas não é permitido tirar fotos para não estragar as pinturas já deterioradas pelo tempo. Mas há muitos espaços ainda bem conservados que você pode tirar fotos e faz você voltar ao tempo e imaginar como era o dia a dia destes monges e a vida de adoração em comunidade.
 
 


 

A mais popular e conservada igreja do monastério é a Igreja Escura (Karanlık Kilise em turco), é assim chamada porque tem pouca entrada de luz, foi usada como um pombal até 1950. Levou 14 anos para raspar as fezes de pombos das paredes, e por baixo foram maravilhosamente preservados afrescos do século 11. Recentemente restaurada, as pinturas de cenas do novo testamento, tais como o batismo de Jesus, a ressureição de Lazaro, a última ceia, a traição e a ascensão de Jesus são consideradas os afrescos mais bem preservados na Capadócia. Infelizmente para visitar você precisará pagar uma taxa extra de 10TL, mas vale a pena se você é amante da história.
 
Imagens retiradas do Guia - Capadócia (Portugues Brasileiro)


Os blocos de pedra que se encontram a esquerda da entrada do Museu, pertencem ao Rahibeler Manastırı é um notável convento esculpido na pedra com seis andares de túneis, corredores, escadas e câmaras. Podia abrigar até 300 freiras de uma vez. O salão de jantar, cozinha e alguns quartos no primeiro andar, juntamente com a capela arruinada no segundo andar, costumavam ser abertos ao público, até recentemente, mas agora o complexo só pode ser admirado do lado de fora.

 
A segunda igreja mais conservada e que você pode visitar sem ter que pagar nenhum extra é a Igreja Fivela ou Tokalı em turco, se localiza do lado de fora e contrário do Museu, você pode visitar apresentando o mesmo bilhete. É composto de 4 câmaras. Foi decorado em diferentes períodos, a cor predominante é o vermelho na antiga igreja e o azul na nova igreja. Os afrescos dão um relato abrangente da vida de Cristo, através do batismo, milagres e terminando com a paixão, ressurreição e ascensão.
Imagens retiradas do Guia - Capadócia (Portugues Brasileiro)

 


O Museu está aberto diariamente das 8h às 17h no inverno, e de 8h às 19h no verão, a entrada custa 20TL, sendo a entrada para a Igreja Escura, um extra de 10 TL. Mas há uma grande vantagem se você estiver fazendo os passeios por conta própria, você pode adquirir na entrada o Capadocia Cartão Museu (Museum Pass), por 45TL e terá direito a entrar no Museu, na Igreja Escura e ainda nas cidades subterrâneas de Derinkuyu, Kaymaklı e Özkonak, no Vale-Cânion de Ihlara e no Museu a céu aberto de Zelve, sendo estes os principais museus da Capadócia, isso por um período de 3 dias.
 

 
 
 

Não achei necessário a presença de um guia, mas há a opção de áudio tours em inglês, espanhol e outras línguas...infelizmente em português ainda não rsrsrs. Vale a pena dizer que o Museu ao ar livre de Goreme está incluso no Red Tour da Capadocia. Este tour é vendido pelas principais agencias que trabalham na Capadócia, e inclui além do Museu a visita a outras atrações, almoço, serviço de guia e translado em minivan, tem a duração de um dia e o preço cobrado em euros pode variar entre 45 a 60euros.
 
Para mais informações entre em contato conosco ou deixe seu comentário sobre este Museu tão curioso.
 
Como chegar na Capadócia

Amigos, a internet é a nossa melhor ajuda para pesquisa. Nós passamos um tempo procurando preços de voos, pousadas, hostels, passeios, opções de entretenimento na Capadócia. É claro que te facilita muito se você souber inglês e fazer esta pesquisa também em inglês, pois as opções se ampliam e os preços (principalmente para guias) diminuem.
Vamos descrever aqui nossa experiência mas, também nossa intenção com este Blog é te apresentar outras opções além da que escolhemos. Precisando de ajuda vocês podem deixar comentários ou entrar em contato conosco pelo facebook.
DE AVIAO...

Embora haja opções mais baratas, porém mais demoradas, como o ônibus, a maioria das pessoas costumam viajar de avião e foi desta maneira que chegamos lá. Mais adiante darei informações sobre carro e ônibus mas, falaremos de como chegar de avião.
Há voos saindo de Istambul (Atatürk e Sabiha Gökçen) para os aeroportos de Nevşehir e Kayseri. Você pode procurar na internet voos pela, Turkish Airlines, Anadolu Jet, Pegasus e Onur Air, ou procure na edreams (site de busca).  Você precisará apenas estar atento que, o aeroporto Atatürk esta do lado europeu de Istambul, enquanto que o aeroporto Sabiha está do lado asiático, e as vezes dependo de que lado de Istambul você esteja isso pode fazer diferença na sua locomoção até lá. A segunda coisa é que o Aeroporto de Nevseri é o mais próximo a Göreme, principal ponto turístico da Capadócia, mas Nevşehir é um aeroporto menor que Kayseri e por isso você talvez não encontrará muitas opções de horários ou melhores preços.
 
 
De toda forma ambos os aeroportos (Nevşehir e Kayseri) contam com serviço de transfer para Göreme, Ürgüp, Uçhasir, Avanos...eles chegam a te deixar na porta do hotel que você ira ficar. Do aeroporto de Nevsehir a Goreme foram 45 min e pagamos 10 euros (30 TL) cada. Do aeroporto de Kayseri é um pouco mais demorado em torno de 1h e o preço por volta de 12 euros, vai depender da sua negociação. É importante avisar que há opções de taxi e também aluguel de carro no aeroporto. Nós preferimos o transfer por ser mais barato e também porque dependo do hotel em que for ficar e passeios que você for fazer com determinada agência este serviço de transfer pode ser gratuito.  
Do aeroporto para seu hotel....
 
Van- transfer
Mais uma vez você pode recorrer a pesquisa do Google rsrsrs. Você pode colocar assim: transfer Nevsehir to Cappadocia, e irá aparecer um grande numero de opções em inglês. Mas pela minha experiência eu sugiro que você faça sua pesquisa primeiramente procurando onde vai ficar na Capadocia e-ou passeios que deseja fazer pois dai você vai entrar em contato com estas agencias e dependendo da duração de estadia no hotel e passeios que fará, este serviço será gratuito.
De toda maneira, o preço pode variar entre 10 a 15 euros por pessoa. Achei a maneira mais barata e segura, pois você chegará e já estarão te aguardando com um papel indicando seu nome. Fiz o pagamento diretamente com eles quando cheguei na pousada. Não precisei pagar pela internet.

Há opções de alugar um carro no próprio aeroporto  ou também pegar um taxi.

 
O aluguel do carro pode ser acertado pela internet antes da sua chegada ou na hora que chegar no aeroporto apresentando carteira de motorista, passaporte e fazendo pagamento pelo cartão de crédito. Você pode utilizar o carro por quanto tempo desejar ou até o seu retorno. Não entrarei em detalhes de valor pois dependerá muito do tempo e tipo de carro que você escolher. Por cima o valor pode variar entre 150 a 300TL (Turkish Lira) o dia e a gasolina é por sua conta. 
 
 
Taxi também é uma opção, entretanto o preço pode variar muito de pessoa rsrsrsrs. Os turcos são grandes negociantes e muitas vezes o preço vai variar da sua habilidade de negociar com eles. Preço normal está acima de 100TL até Goreme. Se você está em grupo de 4 pessoas pode valer a pena.
 
DE ÔNIBUS...
 

Se dinheiro é um problema, mas você tem tempo, então vale a pena vir de ônibus para Capadocia, você pode desfrutar dos ônibus que aqui em termos de serviço e conforto são uns dos melhores do mundo. A viagem partindo de Istambul varia de 10 a 12 horas, é melhor fazer esta jornada durante a noite e chegar bem cedo. O ônibus pára em Nevsehir e voce mudará para um serviço de transporte que é gratuito para as outras cidades da Capadocia. Você irá encontrar passagens pelo site ticketlineturkey ou diretamente pelas empresas Metro Turizm e Kamil Koc. Importante você lembrar que pode mudar a língua e optar pelo inglês no site, fazer sua pesquisa e compra. Os preços podem variar entre 50 a 80TL.
 

 
Amigos, temos muito mais para contar desde as pesquisas de acomodação, lugares para visitar, horários e preços das principais atrações.... mas hoje vou te deixar por aqui rsrsrs. Se quiser entre em contato ou deixe seu comentário e tentaremos te ajudar.


 CAPADÓCIA
 


A Capadócia é uma região que fica localizada bem no meio da Turquia, na chamada Anatólia Central (porção asiática e predominante do país). A Capadócia é facilmente identificada pela sua formação rochosa singular e curiosa, pelo fantástico movimentos dos balões, em torno de 150 diariamente, e para muitos brasileiros a terra de São Jorge... conta-se a história que Jorge foi um soldado do Império Romano que declarou-se cristão e por causa do gesto, foi perseguido e assassinado, pelos seus companheiros romanos que na época não eram cristãos. A lenda do santo, juntamente com as formações rochosas, cidades subterrâneas e os icônicos balões, atrai todos os anos cerca de 1,5 milhões de turistas...inclusive nós, que nos apaixonamos. Creio que tem muito mais a desbravar e descobrir nesta terra tão particular...desde de história, pessoas, locais e oportunidades.

Fica aqui um pouco das fotos e resumo, e voltaremos depois para descrever e orientar esta jornada que você pode desbravar sozinho ou pedir ajuda a muitos guias....que falam português!!!
 
Kuşadası ou Ilha dos pássaros


De aldeia de pescadores e agricultores, Kuşadası tornou-se o destino mais visitados por turistas no verão da Turquia. Isso acontece pois a cidade tem sido o centro de desembarque de muitos cruzeiros e também pois está perto de cidades históricas como Éfeso, Priene e Didyma. Kuşadası, conhecida também por Ilha dos Pássaros (em português), ganhou este nome pois garças, pombos e muitas outras aves vão lá fazer ninhos em diferentes estações do ano.



Conta-se uma lenda que Kuşadası era o refúgio do pirata Barba Ruiva e seus dois irmãos. Barba Ruiva era o terror do Mar Mediterrâneo, saqueava e depredava todos os navios, capturava os marinheiros e depois vendia-os como escravos no mercado de Istambul.
A cidade destino de veraneio para turcos e muitos europeus, em poucos aspectos parece a tradicional Turquia. Do período Otomano só ficou uma Mesquita, um bonito Caravançarai (antigo local de hospedagem para as caravanas) hoje sede de um luxuoso hotel, e o Hamam (banho turco) Kaleiçi.


O que fazer então em Kuşadası? A cidade é muito próxima de Éfeso, então muitos que desembarcam do cruzeiro costumam visitar lá. Entretanto se você já passou por Éfeso e está querendo relaxar, há muitas outras opções que incluem desfrutar das praias, ou fazer passeio de barco pelo Parque Nacional, ou parque aquático (Adaland), ou Jeep Safari ... entre outros, a cidade tem bastante opções e informações também, então vale a pena você explorar. A noite a cidade parece ficar bem mais movimentada, uma vez que a maioria dos visitantes retornam dos passeios e saem as ruas para fazer compras ou jantar. Então não deixe de conferir o centrinho e provar um bom prato com frutos do mar!!!
 

 
 
 

 

 



 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário